Linguagem dos Sinais – Como Surgiram os "Emoticons"

Code_Lines_2299 (4) Você pode até saber o que são "emoticons" – aquelas carinhas e símbolos que representam emoções – , mas será que sabe a sua origem?

Os emoticons surgiram na internet, com os propósitos que conhecemos hoje, em 19 de setembro de 1982. Scott Fahlman, hoje com 62 anos, era participante de um fórum da Universidade Carnegie-Mellon, em Pittsburgh, e resolveu instituir o símbolo :-) para mensagens cômicas e o símbolo :-( para as sérias.

Assim, enviou a seguinte sugestão para os demais participantes do fórum:

"19-Sep-82  11:44   Scott E Fahlman :-)

From: Scott E Fahlman  <Fahlman at Cmu-20c>

I propose that the following character sequence for joke markers:

:-)

Read it sideways. Actually, it is probably more economical to mark things that are NOT jokes, given current trends. For this, use

:-( "

A ideia foi aceita pelo grupo e se propagou de tal maneira que pouco tempo depois já haviam sido criados muitos outros emoticons, baseados nos mais diversos sentimentos. Hoje em dia nem se fala. A gama é enorme e mesmo as pessoas mais acostumadas com as conversas online muitas vezes se surpreendem com novos emoticons que surgem a cada dia.

Fahlman é tido como o inventor dos emoticons, por ser sua mensagem o registro mais antigo desse tipo de linguagem na internet. Em 1881, a revista Puck já havia publicado uma série de expressões formadas por caracteres gráficos e há ainda quem afirme existir um emoticon em um discurso de Abraham Lincoln, de 1862. Porém, tanto os símbolos impressos na Puck como o do discurso de Lincoln não tiram o mérito de Fahlman, pois não tinham o intuito de esclarecer o humor de quem os redigia. Além disso, no caso do discurso de Lincoln, está claro que se tratava de um erro de grafia, e no caso da revista Puck, não há dúvidas que se tratava de simples manifestação artística.

Basta perceber que esses registros somente começaram a ser considerados como emoticons depois do uso difundido na internet, iniciado por Scott Fahlman. Antes disso, jamais foram vistos como tais.

Hoje em dia, não só sentimentos podem ser encontrados (apesar do nome ser uma referência a "emotions"), mas até objetos, animais e gestos, alguns até difíceis de se entender. É verdade que há muitos comunicadores instantâneos e gerenciadores de e-mails que convertem as combinações de caracteres em animações ou gravuras coloridas (como o MSN e Live Mail). Mas os emoticons "puros" voltaram com força total no Twitter, que não os altera. Além disso, o microblog restringe mensagens a 140 caracteres, o que torna esse modo de expressão muito apropriado.

Segue uma lista, não dos mais comuns, mas dos mais interessantes e inusitados emoticons. Vamos a eles, seguidos dos seus significados:

Caracteres Significado
¬_¬ entendiado
o-o óculos
:(#) aparelho ortodôntico
:9 delicioso
O_O surpreso
d-_-b ouvindo música
>_< olhos fechados
o/ dando tchau ou acenando
\o/ comemorando
\o\ |o| /o/ dança de comemoração
OOoo gato
=* beijo
.(. banana
:(|) macaco
*ç* nariz escorrendo
<3 coração
:^) narigudo
:$ envergonhado
+:-) ideia
}:) diabólico
\m/ heavy metal

 

Claro que a lista é meramente para curiosidade, pois ninguém em sã consciência consegue memorizar todos. Além disso, há muitos outros não listados e você pode conferir vários deles neste artigo da Wikipedia.

Mas não deixa de ser divertido ver até onde chega a criatividade da comunicação na internet.

;-)

 

POR ANDRÉ MORAES (WWW.TWITTER.COM/AAFMORAES) 

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Sem categoria

2 Respostas para “Linguagem dos Sinais – Como Surgiram os "Emoticons"

  1. Rosana de Souza

    Completando esta curiosidade: Em inglês, um termo genérico para colchetes e chaves é “braces”. Assim, um colchete pode ser chamado de “square brace” ou “bracket”, enquanto que uma chave é geralmente chamada de “curly brace”
    (“curly” significa encaracolado!).
    Daí alguém achou que [ ] seria “braces” em inglês, que parece com “abraços” nossos.

    Um [ ] !

    Rosana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s